7 dicas para transformar suas aulas (e a escola!) com o cineclube

Por Felipe Leal Barquete

Uma das dificuldades mais recorrentes entre as professoras que participam dos nossos cursos de formação em educação audiovisual diz respeito aos modos de trabalhar com os recursos audiovisuais na escola de uma forma que seja acessível, simples e significativo para os estudantes, além de corresponder às exigências do currículo escolar e às demandas de aprendizagem.

Por mais potente que seja o encontro da linguagem audiovisual com a educação, a falta de repertório e a dificuldade de colocar em prática no cotidiano escolar pode fazer com que essa seja um opção descartada pelas professoras no momento do planejamento das atividades.

Na abordagem da Semente, o cineclube é a base da educação audiovisual na escola, pois ele promove um ambiente acolhedor que articula socialização, entretenimento e aprendizagem através da exibição de filmes.

Através do cineclube é possível sensibilizar o olhar para questões ligadas à situação existencial dos estudantes, problematizar e contextualizar os conteúdos e temas debatidos em sala de aula, mobilizar ações colaborativas a partir da escola, acolher a comunidade escolar, estimular o protagonismo estudantil na organização das sessões e promover percursos criativo-pedagógicos no território educativo!

Veja abaixo algumas dicas para inspirar seu trabalho com o cineclube na escola!

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1. Faça do cineclube uma experiência colaborativa

Estudantes, professoras, funcionários, pais, mães, avôs e avós… no cineclube cabe toda comunidade escolar! Todos olhamos para a tela e depois partilhamos nossos olhares e afetos. É isso que faz do cineclube uma experiência democrática e transformadora no chão da escola, sobretudo quando os estudantes assumem o protagonismo na organização das sessões!

2. Todo o processo têm uma dimensão pedagógica

Do planejamento ao debate, passando pela curadoria dos filmes, a divulgação e a produção do evento; todas essas etapas podem ser mediadas com uma intenção pedagógica. Através do cineclube, estimulamos a autonomia, a colaboração, o trabalho investigativo, o pensamento crítico, a criatividade e a comunicação, aspectos centrais das metodologias ativas e colaborativas do século XXI!

3. Diversifique o repertório de conteúdos audiovisuais

Hoje em dia existem muitos acervos gratuitos e de qualidade na internet para apoiar as professoras e professores no trabalho de curadoria dos filmes do cineclube escolar. Desse modo, é possível ampliar o repertório cultural dos estudantes, estimular o contato com outros modos de ver e sentir o mundo, e formar um olhar crítico sobre a sociedade e a relação com as mídias.

Sessão de cineclube mensal com as crianças da EMEIF José Albino Pimentel (Quilombo Gurugi-Ipiranga/PB.

4. Estabeleça articulações com saberes e práticas

O cineclube escolar não precisa ficar apartado da sala de aula. Pelo contrário, é possível se relacionar os conteúdos das disciplinas de muitas formas, através de atividades que articulem o saber escolar com as referências e discussões apresentadas pelos filmes, os sentimentos vivenciados na sessão e às questões existenciais dos estudantes, favorecendo a promoção de aprendizagens significativas.

5. Produzam suas próprias imagens e assistam juntos

Ao exibir no cineclube os conteúdos audiovisuais produzidos pelos próprios estudantes, professoras e funcionários, a escola abre as telas da existência para si mesma! Esse movimento tão potente fortalece os laços de empatia e a comunicação entre todo mundo que faz a escola existir. Além disso, é possível estimular atividades de pesquisa no território, com a partilha dos resultados para todas as turmas.

6. Derrube os muros da escola e envolva a comunidade

Ver e fazer filmes na e a partir da escola derruba os seus muros, e toda a comunidade vira um lugar de experiência, investigação, criação e de aprendizagem com o audiovisual! O cineclube abre também as portas da escola para acolher a comunidade em uma atividade divertida e integradora, estabelecendo um ambiente de aproximação das famílias com os estudantes e professores.

7. Proponha que o cineclube seja permanente na escola

O cineclube na escola fica bom mesmo quando se faz todo mês! Todo mundo se reúne, se diverte, confraterniza e aprende! Uma escola que dá gosto de ficar, dá gosto de aprender, não é mesmo? Convide os estudantes para assumirem a organização do cineclube, e faça dessa agradável experiência uma oportunidade para fomentar a escuta o diálogo no chão e nas telas da escola!

A turma do quito ano da EMEIF José Albino Pimentel entrevista as crianças sobre os seus projetos de vida, com o objetivo exibir o trabalho no cineclube

A partir do cineclube escolar, é possível desenvolver muitas outras práticas audiovisuais no chão da escola. Desse modo, a linguagem audiovisual passa a fazer parte do seu repertório pedagógico no desenvolvimento e aplicação de metodologias ativas e colaborativas com os estudantes!

Quer saber mais? Conheça os fundamentos da linguagem audiovisual na abordagem da Semente!

* As imagens compartilhadas nesse texto fazem parte do repertório de projetos realizados pela Semente desde 2014. Saiba mais nesse link.

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