EMEIF José Albino Pimentel
Quilombo Gurugi-Ipiranga (Conde/PB)
Escola Experimental de Cinema (2016 – 2017)
EMEIF José Albino Pimentel – Conde/PB
Entre Setembro de 2016 e Dezembro de 2017, a Semente desenvolveu um projeto piloto com o objetivo de implementar uma Escola Experimental de Cinema (EEC) na EMEIF José Albino Pimentel, da comunidade quilombola do Gurugi-Ipiranga, Conde/PB. O trabalho fez parte da segunda edição do projeto Inventar com a Diferença, contou com a participação ativa da gestão, supervisão e professores da escola, e teve amplo apoio da Secretaria de Educação e Cultura do Município de Conde.
O processo de implementação da EEC teve como eixo central a dimensão artística do cinema e sua intersecção com a educação em direitos humanos, e se estruturou com a oferta de cursos de formação para os educadores, ateliês de criação cinematográfica para os estudantes e a estruturação do cineclube da escola.
Ao todo, o projeto contemplou cerca de 200 estudantes e formou 8 professores para dar continuidade às práticas educativas com o cinema. Foram produzidos 7 filmes-carta (veja abaixo) a partir do interesse das crianças, abordando diversos aspectos culturais e do cotidiano da comunidade do Gurugi-Ipiranga: os elos comunitários, a valorização dos saberes dos mais velhos, as brincadeiras antigas, a musicalidade, o encontro das gerações do Coco de roda, a reconstrução do museu do Novo Quilombo, o mutirão no roçado, a relação com a terra e o artesanato feito do barro.
Após a conclusão em 2017, a Prefeitura Municipal de Conde acolheu o projeto e extendeu as práticas educativas com o cinema para a outra escola do quilombo, a EMEF Lina Rodrigues do Nascimento. Atualmente a EEC da EMEIF José Albino Pimentel desenvolve o projeto “O Cinema e as palavras”, com o objetivo de contribuir para o desenvolvimento do processo de alfabetização e sensibilização à linguagem poética por meio das artes.
DEPOIMENTOS
FILMES
A Roda das gerações do Coco (2018)
O Grilo, o morto-vivo e o jacaré (2018)
Os meninos da terra (2018)
Museu vivo (2018)
O coração de barro (2018)
Os meninos do Gurugi (2018)
O canto que vem do coração (2018)