EMEIF José Albino Pimentel

Quilombo Gurugi-Ipiranga (Conde/PB)

Projeto “O Cinema e as Palavras” (2019)

EMEIF José Albino Pimentel – Conde/PB

Em 2019, a Semente desenvolveu um projeto piloto de educação audiovisual com o objetivo com potencializar o processo de alfabetização e letramento dos estudantes da EMEIF José Albino Pimentel, da comunidade quilombola do Gurugi-Ipiranga, Conde/PB, e contou com o apoio da gestão, supervisão e professores da escola. Nesse trabalho, desenvolvemos uma metodologia customizada de acordo com o perfil dos estudantes, da escola, e nos apoiamos na colaboração das famílias, dos ancestrais e das lideranças da comunidade.

O projeto articulou práticas educativas com o audiovisual, como os cineclubes e os dispositivos de criação, com outras dinâmicas e recursos vinculados à pedagogia de projetos, à arte-educação e ao Método Paulo Freire, com o objetivo de promover o mapeamento afetivo do universo vocabular dos estuantes, contextualizar o uso social das palavras na comunidade e fomentar o gosto pela leitura literária, com ênfase nos gêneros literários da região. Além disso, o projeto ampliou o repertório audiovisual das crianças, com o aporte de filmes em diversos formatos e origens, configurando um arranjo pedagógico transdisciplinar e com múltiplas linguagens que preservou o diálogo com as práticas realizadas em sala de aula.

Realizado no contra-turno escolar, o projeto contemplou cerca de 40 estudantes. Foram produzidos mapas, painéis e jogos que promoveram a sensibilização e a interação com a comunidade. Tais práticas convergiram na criação de um filme documentário chamado Tesouro Quilombola, realizado pelas crianças. Além disso, essa experiência nos levou a consolidar um curso de formação chamando Entre palavras, imagens e sons, voltado para professoras e educadores populares.

Esse fruto é resultado de uma parceria de mais de 5 anos com a escola e a comunidade, que iniciou em 2014 com oficinas de criação audiovisual e se ampliou em 2016 com a implementação de uma Escola Experimental de Cinema (EEC) no chão da escola, com o apoio da Secretaria de Educação e Cultura do Município de Conde. Nesse ínterim, a Semente também desenvolveu trabalhos em outra escola da comunidade, a EMEF Lina Rodrigues do Nascimento, onde formou um grupo de cinema com estudantes do sexto ao oitavo ano do ensino fundamental II, e criou o Canal Viva Quilombola para divulgar os trabalho da turma.

FILME

DEPOIMENTOS

FOTOS

Site por

hacklab

/