Por Felipe Leal Barquete
A nossa democracia não anda no piloto automático, e a escola é uma das instituições com maior potencial para fortalecer a cultura democrática, ao formar subjetividades cidadãs, desenvolver habilidades, promover experiências positivas de participação civil e formar comunidades de apoio que reforcem valores e comportamentos comprometidos com uma sociedade mais justa e saudável.
Para apoiar as/os profs nesse trabalho, apresentamos a seguir alguns insights para implementar a linguagem audiovisual na mediação de experiências de educação democrática na escola e na comunidade.
1. As vivências com o audiovisual fortalecem grupos e comunidades de aprendizagem
Na escola, e a partir dela, o audiovisual tem o potencial de fomentar experiências coletivas e colaborativas de grande valor afetivo, cultural, social e político. Seja através das sessões de cineclube, dos dispositivos de criação audiovisual ou na realização dos projetos de pesquisa, é possível mediar práticas de reconhecimento dos problemas sociais, promover o diálogo apreciativo e apoiar a resolução dos conflitos. Além disso, o audiovisual pode estimular a participação ativa dos estudantes na gestão escolar.
2. Os processos de ver e criar imagens e sons estimulam uma relação empática e criativa com a diferença
Os diversos conteúdos audiovisuais – filmes, matérias jornalísticas e produções dos estudantes – nos abrem janelas para olhar o mundo e se conectar com a sensibilidade, os valores, as histórias de vida e a compreensão da realidade de quem criou ou participou do trabalho. Tanto no processo de criação como na fruição e no debate sobre os filmes, estabelecemos relações com o outro e com o mundo. Ao apreciar o olhar e os sentimentos do outro, podemos lidar com a alteridade de forma respeitosa e compassiva.
3. Através do audiovisual, apresentamos modelos de comportamento democrático
Apresentar pessoas e ações da comunidade, ou iniciativas bem sucedidas que estão sendo realizadas em outros lugares, é uma das formas mais inspiradoras de ajudar os estudantes a se conscientizar da sua responsabilidade de ser parte da sociedade, e aspirar à uma vida engajada e comprometida com a defesa da democracia. Com o apoio do audiovisual, podemos apresentar filmes sobre projetos transformadores, convidar pessoas para debater, ou visitar e filmar pessoas e organizações locais.
4. As práticas educativas com o audiovisual desenvolvem as habilidades investigativas dos estudantes
Os percursos criativo-pedagógicos com o audiovisual dentro e fora da escola partem da curiosidade dos estudantes sobre a sua realidade existencial, seus sonhos e motivações, ou mesmo problemas locais que precisam ser analisados criticamente e resolvidos. Entre os atos ver, ouvir, pensar, planejar e criar imagens e sons, os estudantes podem experimentar um processo de aprendizagem criativa e investigativa, fazendo visitas de campo, ouvindo pessoas e preparando materiais para se comunicar com seus pares.
5. As práticas educativas com o audiovisual desenvolvem as habilidades comunicativas dos estudantes
No exercício da democracia, o diálogo é fundamental para mediar conflitos e construir consensos. Uma escola comprometida com a promoção de valores democráticos fomenta a autonomia dos estudantes e estimula a participação dialógica nos diversos contextos de aprendizagem e processos de debate e tomada de decisão. As práticas com o audiovisual estimulam o desenvolvimento da oralidade, a interação em grupo, e oferece recursos para se expressar através de textos multissemióticos.
Para apoiar o seu trabalho de educação democrática na escola com o audiovisual, preparamos um post com filmes e podcasts para debater a sociedade e a política brasileira na escola!
Quer saber mais sobre as possibilidades pedagógicas do audiovisual na escola? Conheça os fundamentos da linguagem audiovisual na abordagem da Semente!
* As imagens compartilhadas nesse texto fazem parte do repertório de projetos realizados pela Semente desde 2014. Saiba mais nesse link.