Como aconteceu com a maioria das pessoas no país, a pandemia da Covid-19 provocou grandes perturbações e dúvidas. Com as escola fechadas, muitos estudantes sem acesso à tecnologia e as professoras sobrecarregadas, nos indagamos como poderíamos nos posicionar nesse contexto para contribuir e amenizar as dores e problemas educacionais nessa crise. A convergência forçada para o formato remoto, onde a linguagem audiovisual assume uma centralidade, sabíamos que tínhamos muito a contribuir, mas precisávamos saber como fazê-lo.
Nesse cenário, reconhecemos que o apoio mútuo seria o melhor caminho para seguir em frente, e assim nasceu a Campanha de co-criação de soluções pedagógicas na pandemia da Semente. Através das nossas redes e parcerias, divulgamos a campanha solicitando que os profissionais da educação descrevessem o seu contexto e nos ajudassem a entender os principais problemas atuais. Além da pesquisa via enquete na internet, estabelecemos um vínculo mais aprofundado e contínuo com professoras, coordenadoras e escolas para acompanhar o processo de adaptação do setor da educação ao contexto da pandemia ao longo de 2020.
Veja aqui o post “Como a Educação Audiovisual contribui para lidar com os problemas pedagógicos na pandemia“, onde compartilhamos os problemas identificados na campanha e os modos como a educação audiovisual pode contribuir.
Esse processo de escuta e troca de informação foi fundamental para o amadurecimento do nosso posicionamento enquanto uma Escola de Educação Audiovisual que se propõe a contribuir com a formação de professores e professoras para lidar com a linguagem e a tecnologia audiovisual em sala de aula. Em Agosto de 2020, a campanha gerou o seu primeiro fruto: lançamos o Programa de Apoio em Educação Audiovisual, a partir do entendimento das necessidades mais latentes das professoras. Durante um mês, o evento, 100% online e gratuito, promoveu rodas de conversas, workshop, lançamento de aplicativo e filmes sobre a educação audiovisual. Com isso fortalecemos e ampliamos nossa comunidade de educadores audiovisual em todo país.
Em 2021, a comunidade segue ativa e consolidamos uma nova metodologia para lidar com os desafios atuais de professoras e professores que precisam de suporte, repertório e inspiração para beneficiar os seus estudantes. A campanha continua aberta, e assim será até o fim da pandemia. Ela pode ser acessada nesse link.
Bora se ajudar, e sair dessa pandemia fortalecidos?