Por Felipe Leal Barquete
A escola de hoje integra o ecossistema da cultura digital, e faz parte da sua missão formar subjetividades preparadas para lidar com um mundo profundamente interconectado, que nos desafia a inventar outros olhares, sensibilidades, saberes e comportamentos individuais e coletivos.
A cultura digital reorganizou os nossos modos de viver, interagir, criar e se comunicar. Com isso a escola deixou de ser o centro privilegiado de acesso aos conhecimentos e habilidades necessárias para viver em sociedade, e hoje acolhe em seu seio uma multiplicidade de informações, linguagens e dinâmicas da comunicação contemporânea, marcada pela abundância de informações e narrativas produzidas nas redes. Neste contexto, mais do que promover uma aprendizagem memorística de dados, datas, fatos e fórmulas, a escola assume hoje um papel de ajudar as/os estudantes a consolidar habilidades cognitivas e socioemocionais que favoreçam a construção de conhecimentos, valores, critérios e procedimentos para lidar com os desafios do século XXI.
As TICs e o audiovisual estão a serviço da educação nesse processo, e ajudam a fazer brotar outras formas de ensinar e aprender, quando mobilizadas na escola no âmbito das metodologias ativas e colaborativas. Para além do uso das tecnologias, educar na cultura digital implica em reconhecer que ela promove uma reconfiguração da nossa experiência direta do e com o mundo, na medida em que instaura uma interface cognitiva, sensível, estética e discursiva que favorece a interlocução entre os sujeitos, o território, as práticas socioculturais e os seres da natureza.
Uma das interfaces mais potentes que podemos construir na escola é estabelecida por meio do audiovisual. Para além da representação de temas e conteúdos disciplinares, os processos de planejamento, criação, imersão e reflexão sobre os trabalhos audiovisuais promovem uma experiência de aprendizagem significativa, colaborativa, sistêmica e multissemiótica.
Desse modo, as experiências educativas estabelecem uma relação intensa com a vida em si, e com a realidade existencial das/os estudantes e suas comunidades. O território, a natureza, as coisas, as pessoas e as redes sociais se tornam então uma grande sala de aula com múltiplas possibilidades de abordagem, e nós, profs, mediamos a jornada de investigações, descobertas e criações da turma.
Nesse processo, a escola pode reorganizar os seus tempos e espaços para favorecer uma interação mais aprofundada com a comunidade, suas memórias e seus saberes, incorporar a tecnologia e as linguagens contemporâneas de forma crítica e criativa em seu Projeto Político-Pedagógico, e consolidar uma presença digital nas redes através da divulgação dos trabalhos produzidos nas aulas e projetos, o que estimula o protagonismo estudantil e a participação no debate público sobre as questões atuais.
Em outras palavras, ao deslocar o audiovisual de uma concepção tradicional de educação, transmissiva e tecnicista, em direção a uma perspectiva colaborativa, crítica e comunitária, liberamos o potencial dessa linguagem para mediar experiências de criação e aprendizagem integradas no território e conectadas com o mundo, apoiando o desenvolvimento de saberes e habilidades centrais para a nova geração participar ativamente de uma sociedade organizada pela cultura digital.
Educação, audiovisual e cultura digital
Nesse episódio do podcast Educação Audiovisual na Prática, Ana Bárbara Ramos e Felipe Leal Barquete conversam com Simone Monteiro e Eduardo Guedes sobre as relações pedagógicas e criativas que afloram no encontro entre a educação, o audiovisual e a cultura digital na escola. Os convidados representam a MultiRio, e nos contam sobre as suas experiências na promoção da cultura digital na rede municipal de educação do Rio de Janeiro, apresentando projetos, ações e material didáticos gratuitos que podem acessados por profs de todo o Brasil!
Veja e/ou escute abaixo nos formatos para Youtube e para o Spotify!
Veja também a reportagem sobre o podcast feito pela equipe da MultiRio!
Para apoiar o seu trabalho com as TICs e o audiovisual na escola, preparamos um post sobre O que é Educação Audiovisual e quais são os seus fundamentos na escola.
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