Projeto Cartografia de Imagens – Ano 1
A primeira edição do Projeto Cartografia de imagens ocorreu entre 2018 e 2020, e se desenvolveu do seguinte modo:
- Lançamento do Edital: inscrição de 33 instituições educativas do Estado;
- Evento de abertura para todas as instituições inscritas: Curso Diálogos: Cinema, Educação e Direitos Humanos;
- Seleção das instituições de 4 cidades paraibanas: Bananeiras, João Pessoa (Porto do Capim), Nova Palmeira e Zabelê;
- Implementação das Escolas Vivas de Cinema: Cursos de formação de professores; contextualização e apoio didático-pedagógico presencial e à distância;
- Desenvolvimento das atividades de educação audiovisual nas escolas: Oficinas de criação e Cineclubes mensais.
- Culminância nas escolas: Mostras locais de Educação, Cinema e Audiovisual
- Evento de encerramento: I Seminário de Educação, Cinema e Audiovisual e I Mostra de Educação, Cinema e Audiovisual da Paraíba.
Abaixo, você pode conhecer o documentário Carta-semente sobre o processo de implementação do projeto, além de mais informações sobre as instituições contempladas e os trabalhos realizados em cada cidade.
Clipping do projeto
Carta-semente
Instituições contempladas
Escola Nossa Senhora do Carmo / Escola dos Sonhos
A escola trabalha com a pedagogia de projetos, a partir de uma concepção de educação centrada na autonomia e a liberdade dos educandos. Nossas práticas educativas rompem com a seriação, a aula previamente construída, o quadro e um currículo previamente construído, bem como na centralização da aprendizagem no conhecimento lógico e linguístico. Com um olhar voltado para a inteireza humana, buscamos uma abordagem nas inteligências múltiplas e, assim, em nosso fazer pedagógico a arte é tão importante quanto as demais áreas do conhecimento, pois é parte integrante da constituição do ser humano.
Saiba mais sobre a organização: Facebook / Instagram
Depoimentos
Filmes
COLETIVO GARÇAS DO SANHAUÁ & FUNDAÇÃO CASA DE CULTURA COMPANHIA DA TERRA
Desde sua criação em 2002, a ASCUZA trabalha com a formação de crianças, adolescentes e jovens com projetos socioeducativos, produções de audiovisual, fotografia, artesanato, bem como o trabalho de resgate e manutenção da Cultura de Tradição Oral, a exemplo do Grupo de Reisado de Zabelê, promovendo a aprendizagem, encurtando as distancias no que diz respeito a acessibilidade e gerando oportunidades de forma equânime. A escola Maria Bezerra da Silva é uma das principais promotoras de atividades educativas, sociais e culturais do município. A escola promove eventos que evidenciam aspectos da cultura local e busca promover um currículo que contemple as práticas sociais locais como por exemplo, a vaquejada, a renda renascença e a memória dos idosos.
Saiba mais sobre as organizações: Facebook
Depoimentos
Filmes
CENTRO DE EDUCAÇÃO POPULAR
O CENEP tem atuado ao longo de sua existência (quase 30 anos) no desenvolvimento das potencialidades culturais no município de Nova Palmeira, buscando o enriquecimento da vida cultural de seus habitantes. Desse modo, temos uma concepção ampla de educação, uma vez que atuamos para além do ensino formal, no desenvolvimento de capacidades intelectuais e artísticas de crianças jovens e jovens adultos com iniciativas no campo da literatura, da música, do teatro, das artes plásticas e da dança.
Saiba mais sobre a organização: Facebook / Instagram
Depoimentos
Filmes
COLETIVO GARÇAS DO SANHAUÁ & FUNDAÇÃO CASA DE CULTURA COMPANHIA DA TERRA
A Fundação Casa de Cultura Companhia da Terra, em parceria com a UFPB, promove há 8 anos o ensino de História Local e a Educação Patrimonial através da Arte junto às crianças da comunidade tradicional e ribeirinha do Porto do Capim. As Garças do Sanhauá são um coletivo de jovens mulheres do Porto do Capim que realizam diversas atividades culturais. Uma delas é o Cine Porto, um cineclube com a proposta de levar o acesso a filmes que não ocupam espaços comerciais. Nesse sentido, os filmes exibidos buscam fortalecer a identidade e a fruição, tanto como forma de fortalecimento quanto de consciência coletiva e pessoal para crianças e adultos.
Saiba mais sobre as organizações:
- Facebook: www.facebook.com/casadecultura.ciadaterra
- Instagram: www.instagram.com/garcasdosanhaua