#10678

Olá a todas e todos,

Gostaria de me apresentar. Sou Ricardo Domingos Pinto e Silva (em artes, Ricardo Pinto e Silva). Minha primeira formação foi como Bacharel em Comunicação Social com Habilitação em Cinema, obtida em 1983, na Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo. Após 38 anos de atuação profissional na área cultural, como cineasta, roteirista, produtor audiovisual e teatral e gestor cultural desde 1982, objetivando ampliar a minha atuação profissional, ingressei nos cursos de Licenciatura em Letras, Português e Inglês e de Pós-Graduação em Design Instrucional, ambos na modalidade de Ensino à Distância, EAD, do Centro Universitário SENAC.

Iniciei em 18/04/2022 o terceiro período da Licenciatura em Letras, Português e Inglês, e já estou antecipando disciplinas do oitavo período, de modo a concluir o meu curso em 3 anos e meio. Em final de 2022 também finalizarei o curso de Pós-Graduação Lato Sensu e me formarei como Especialista em Design Instrucional. Venho atingindo um elevado coeficiente de rendimento em ambos os cursos.

Pretendo atuar na área Educacional, visando uma nova carreira como docente, tutor e/ou Designer Educacional/Instrucional, e atualmente estou fazendo o meu primeiro dos quatro estágios obrigatórios (de 100 horas cada) junto ao Nespe – Núcleo de Estratégias e Políticas Editoriais, acompanhando a turma de pós-graduação em Escrita Criativa, no âmbito do Estágio Obrigatório – Modalidades I, com ênfase no ensino a distância.

A minha recente experiência discente na modalidade EAD despertou-me a percepção de meu interesse em também considerá-la como objeto de estudo, com foco nas áreas de ensino de Letras, Literatura e Educação e Mídias Digitais. Fui candidato ao curso Mestrado na área, junto à Universidade de Lisboa, “Formação Avançada em Educação e Tecnologias Digitais”, inteiramente realizado a distância, mas fiquei como suplente e terei que aguardar uma próxima turma no ano de 2023.

Considero que estes enfoques serão relevantes para a convergência de minha experiência profissional anterior – aproveitando-me das vivências e saberes adquiridos nas décadas dedicadas às áreas cultural, cinematográfica e audiovisual-, com a minha atualização acadêmica, tendo em vista a transição de minha atuação para a área Educacional, e particularmente nos segmentos onde há a aplicação das TIC’s – Tecnologias de Informação e Comunicação.

Atuo nos últimos seis anos na área de Direitos Autorais, como secretário geral e gerente executivo, sendo um dos idealizadores e fundadores da pioneira sociedade de gestão coletiva de direitos autorais dos criadores de audiovisual, a DBCA – Diretores Brasileiros de Cinema e do Audiovisual, Associação Geral de Diretores Autores, entidade sem fins lucrativos de interesse social.

Abraços a todos os colegas e professores do curso.